quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Convites para apresentação do Livro"Forcados: os últimos românticos da festa!"

Caros antigos e actuais membros do GFA da Póvoa de São Miguel

Foram-nos endereçados convites para assistir à apresentação do Livro "Forcados:os últimos românticos da festa!" da autoria de Eurico Lampreia.
A apresentação terá inicio às 14h00 do dia 28 de Novembro na praça de toiros do Campo Pequeno.
Quem ainda não tem convite contacte o nosso Cabo Reinaldo, pois os convites estão na posse dele.
Existem convites extra caso queiram levar as vossas esposas, namoradas,amigas ou familiares.

Caso queiram ir contactem entre vocês ou comigo para que possamos coordenar os transportes e evitar irem carros sem a lotação esgotada.

Abraço e até sábado...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Livro "Forcados:os últimos românticos da Festa!"


ASSUNTO: - Apresentação do livro “Forcados: os últimos românticos da festa!”, cuja obra-prima pelo trinómio: Conhecimento, Inovação e Emoção.

Data de Apresentação: 28 Novembro 2009 (Sábado), com início às 14h e final previsto para as 18 horas, em Lisboa – Praça do Campo Pequeno.

A obra literária versa de uma forma exaustiva a temática dos forcados e a sua crucial relevância no contexto da corrida à portuguesa.
A concepção do livro alicerçou-se no pressuposto de legar um testemunho para as gerações vindouras, numa vertente de um manual de consulta técnica para a “classe” e numa evocação nominativa com recurso à imagem (fotografias) das individualidades que, de uma forma ou de outra, mais se destacaram ao longo da história da forcadagem.
A obra é composta por aproximadamente 800 páginas, profusamente ilustradas com cerca de 800 fotografias, estruturadas em 37 capítulos, repartidos por dois volumes. A obra em causa, dedica cinco páginas ao historial de cada um dos 45 grupos de forcados em Portugal, uma dezena de grupos do México e aos 4 grupos da Califórnia, incluindo também listagens nominativas de todos os praticantes da “classe”, desde os primórdios (1836) até à actualidade.
Na génese dos forcados esteve a 1ª geração, considerados “Referenciais” que iniciaram as maravilhosas páginas da nossa história, constituindo a nossa fonte de inspiração, pelo facto de terem dado corpo, forma e vida aos princípios orientativos da modalidade.
A segunda metade do século XX, entre 1960 e 2000, proporcionou o aparecimento da 2ª geração de forcados, porventura, mais dotados tecnicamente e com elevado sentido de toureio que aportaram à modalidade uma infinidade de processos evolutivos recheados de brilho e colorido na arte de pegar touros, na qual se destacaram forcados carismáticos, que marcaram a nossa cultura e a pátria aquém e além fronteiras, sendo considerada a “Geração d’Ouro”.
O final do séc. XX e inicio do séc. XXI, caracteriza-se pela eclosão da 3ª geração de “Forcados Relevantes”, expondo-se de “peito aberto” na arena aos desígnios da vida, alheios aos destinos pela vereda do perigo, a passo certo, arriscando a sua própria vida, em consonância com a lusa-valentia. Além do mais é graças à existência desta geração que a modalidade continua a projectar-se e a perpetuar-se no horizonte futuro.
Na cerimónia de apresentação, a nível nacional, da obra, serão atribuídas 214 distinções de honra.

O programa incluirá, projecção em ecrã gigante das 800 fotografias, em “slide-show”, ao longo do evento de apresentação do livro.
São referenciadas as 25 “Dinastias”, famílias de forcados para quem a arte de pegar toiros é uma tradição, atingindo algumas delas “15 elementos”.
O livro será editado em quatro idiomas, nomeadamente, Português, Castelhano, Inglês e Francês sendo apresentado em 12 países: Portugal, Espanha, França, México, Califórnia (USA), países lusófonos e em diversos países da América Latina.
Trata-se de uma autêntica obra de arte, produto da simbiose da mais-valia dos textos e do enquadramento na cor, brilho e estética das fotografias.
Prezado leitor a aquisição deste livro constitui uma oportunidade única de enriquecer e valorizar a sua biblioteca pessoal, uma obra que reúne todos os condimentos para ficar na história, como uma referência na temática literária dos forcados e da festa brava.

Autor da obra literária: Eurico Lampreia

Nota: “Os forcados face ao temor e à inveja que inspiram, levam os cobardes e os fracos a
odiá-los!”



Eurico Lampreia
“A Persistente”
Apartado 23 - Quinta do Nicho
2140 – 120 Chamusca
http://forcadole.blogspot.com/







segunda-feira, 2 de novembro de 2009