domingo, 31 de agosto de 2008

Corrida da FATACIL e respectiva Crónica

Decorreu ontem em Lagoa a IV Corrida FATACIL em que o GFA da Póvoa de São Miguel esteve presente juntamente com os GFA de Cascais e Académicos de Elvas.
Actuaram como Cavaleiros Joaquim Bastinhas, Tito Semedo e Marcos Tenório, os toiros foram de Herdeiros de Varela Crujo e São Martinho.
Foram caras pelo GFA da Póvoa de São Miguel, André Batista e Carlos Mestre que pegaram à 2ª e 1ª tentativa respectivamente.
Brevemente Crónica da Corrida...

Finalmente a Crónica da Corrida...por Sandra Albino

Finalmente o S. Pedro permitiu-nos a estreia na Corrida da FATACIL… onde, mais uma vez, como vem sendo apanágio do nosso grupo, estivemos presentes em força e boa disposição. A praça apresentou-se com ¾ da sua lotação preenchidos e fortes.
Os touros saíram bem apresentados, com excepção do 1º que era pequenote, o 3º que teve que ser recolhido por apresentar problemas nas patas dianteiras e o “sobrero” também pequenote… mas cumpriram no geral.
O nosso 1º touro (3º da corrida) foi aquele que foi recolhido, saindo para lide o nosso 2º touro (6º da corrida) que foi pegado por André Batista à 2ª tentativa, numa boa pega e onde as ajudas estiveram bem, na 1ª tentativa não se entendeu com o touro e sofreu um valente derrote.
Para o 2º touro (sobrero) foi Carlos Mestre, em dia de aniversário (um presente do nosso Cabo Gina) que pegou à primeira, um touro que ensarilhou no momento da reunião mas que o Carlos soube esperar e emendou a má investida deste, tendo sido também, bem ajudado.
Os manos Gatos, infelizmente, não estiveram presentes fisicamente, mas nós estivemos convosco… Um beijo grande!


Sandra Albino

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Crónica da Corrida de Baião e outras coisas mais...

Nesta "pequena" digressão que nos levou a actuar em Santana da Serra dia 22 á noite e em Baião pelas 17h00, veio ao de cima o espirito de grupo e a amizade que nos une para que tudo decorresse da melhor maneira...
Terminada a actuação em Santana da Serra onde estreámos dois elementos mais jovens a pegar de caras (Valter Rijo e Rui Rodrigues) e se confirmou a boa forma do Ruben, apenas houve tempo para o duchezinho da ordem e umas belas bifanas na barraca da Comissão de Festas, pois a rapaziada teve que seguir para a Póvoa de São Miguel onde às 6h30 da manhã os esperava o transporte da CM de Moura para seguirem para Baião.
Noutra direcção partiu o carro da nossa "Madrinha", em que ia o nosso Cabo "Gina", o Russo, eu e o dono da viatura que não deixou ninguém conduzir até Baião (brinquedo novo já se sabe como é...), pois tinhamos que estar lá para o sorteio dos toiros ao meio dia e para coordenar a estadia e o fardamento da rapaziada com os Bombeiros de Baião, foi em ambiente de ansiedade e boa disposição que partimos para uma viagem de 570Km...
Na primeira estação de serviço em que parámos para mudar a "água aos peixes" encontrámos dois moços do Grupo de Cascais que tiveram a gentileza de nos oferecer os cafés ao saberem que iamos para tão longe, assim se criam amizades...Seguimos caminho depois de uma breve despedida, e lá fomos nós por essa auto estrada fora, entre cigarros, histórias de outras corridas e algumas mentiras e uma discussão por causa do volume do rádio, até que parámos na Mealhada onde o meu apetite por leitão nos fez parar para comer uma sandocha e beber uma Sagres fresquinha, qual não é o nosso espanto quando nos deparamos com o preçário em que a famigerada sandes de bacorito valia 5,95€...grande roubalheira!Daí a expressão "vai roubar para a estrada"...Depois de discutirmos o preço com o empregado, lá nos ficámos por uma sandes para os 4 e uma bejeca fresquinha,contingências da crise do nosso País...
E lá seguimos nós auto estrada fora, desta vez sem mais paragens até Baião(na passagem pelo Porto ouve quem quisesse ir ver o Estádio do Dragão para deixar uma lembrança ao Pinto da Costa), ao chegarmos a Baião cerca das 7h00 da matina qual não é o nosso espanto quando verificamos que os habitantes da Vila já andavam a preparar a feira e a mostra de Gado Arouquês que iria decorrer nesse dia, após mais um cafézinho fomos passear e encontramos um amigo (Nuno) que viria a ser o nosso guia, arranjando-nos local para descansar um bocadinho até à hora do sorteio, quem nos deu guarida foi o Tio Oliveira e a Tia Cândida que na sua residencial improvisada nos arranjaram um quarto e um colchão no chão onde descansámos os ossos por um bom bocado, eu e o Gina às 10h30 já estávamos levantados e fomos tomar o pequeno almoço e em seguida fomos até á Praça de Toiros onde começavam a chegar os bandarilheiros e onde já estavam os Toiros da Casa Prudêncio, feito o sorteio fomos até casa onde o Russo e o Chico já se encontravam a degustar o belo do presunto e tomar umas canecas de vinho com o Tio Oliveira e a sua familia...entretanto chegou o resto do Grupo que quando chegaram vinham mais mortos que vivos pois a viagem tinha ido ao pêlo!
Fomos tratar dos estômagos e tentar relaxar um pouco antes da Corrida, juntamente com a rapaziada do ABV de Alcochete, onde tive o prazer de estar com o Ninan e o Barrigana recordando histórias de há mais de 10 anos atrás...
E foi assim que seguimos para o fardamento nos BV de Baião e daí até á Praça de Toiros, onde nos esperava uma praça completamente cheia e um público muito sui generis...
Os toiros oscilavam os seus pesos entre os 535 e os 430 Kg, tendo calhado em sorte ao nosso Grupo os nºs 312, 317 e 298 com os pesos respectivos de 430,455 e 475 Kg...Para o primeiro toiro o nosso Cabo escolheu o Arménio que se encontra num momento de forma espectacular, tendo citado e mandado no toiro, pegando á córnea numa pega vistosa, para o segundo foi o Fábio Guerreiro "Misérias" que não recebeu bem o toiro tendo levado uma cornada na cara que o deixou lesionado, para a dobra ofereci-me eu e o Gina deu me o toiro tendo executado uma pega tecnicamente perfeita num toiro com muita pata, para o último toiro foi o Tiago que esteve bem a mandar no toiro e a recuar tendo sido muito bem ajudado pelo Carlos Arvelos "Bonga" que fracturou o nariz e o sobrolho nesse grande ajuda...De salientar todas as ajudas sem excepção que estão muito coesas e em forma!
De registar que no nosso 2º toiro, faleceu o cavalo "Benfica" da Cavaleira Sónia Matias após sofrer um súbito ataque cardíaco do qual viria a resultar a sua morte na arena, tendo a sua amazona que ser transportada para o Hospital pois a montada caiu-lhe em cima e onde se chegou a prever um desfecho pior para Sónia Matias, graças a Deus foram apenas alguns hematomas e escoriações leves...Ao "Benfica, cavalo toureiro, morreu onde mais gostava de estar...na Arena!!!
E assim foi, após uma grande jantarada na Flor de Baião em que o prato principal foi o Anho Assado no Forno acompanhado de um bom verde tinto da região, após os discursos e os penaltys , a rapaziada regressou para a Póvoa de São Miguel em mais uma longa viagem até casa...Por lá ficámos alguns, passando uma excelente noite na companhia das gentes de Baião!!!
Obrigado a todos quantos nos acompanharam e ás gentes de Baião, em especial aos Bombeiros Voluntários de Baião, ao Nuno, ao Tio Oliveira e á Tia Cândida!!!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Algumas fotos de Baião

"Arménio e Sebastião"
"Último Ferro do Benfica"
"Rui Gato"
"Tiago C. Pereira"
"Bruno Aljustrel"
Quem quiser ver toda a reportagem fotográfica efectuada pelo Fotógrafo LUIZ DINIZ deverá aceder ao seguinte endereço www.phototauros.jimdo.com/index.php

Brevemente a Crónica da Corrida e os pormenores da nossa estadia por terras do Marão...

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Corrida nº 50 - Santana da Serra

Meus caros amigos, em 5 anos chegámos à Corrida nº 50 do nosso Grupo e levamos mais de 100 toiros pegados, sinto-me orgulhoso de pertencer e ter sido fundador do Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel!!!
É por isso que hoje vos escrevo, para vos dizer que ser Forcado não é para quem quer é para quem pode, e nós podemos...Sem apoios de maior, apenas com muita carolice e vontade de pegar toiros nasceu o nosso Grupo, temos vindo a crescer com os pés bem assentes na terra, temos a consciência do nosso valor e a ambição de chegar sempre mais longe, nunca ultrapassámos ninguém para marcar o nosso lugar na Festa dos Toiros, não temos patrocinios nem autocarros, simplesmente temos vontade de pegar mais e melhor e assim continuaremos, não nos tentem vetar ou fingir que as nossas Corridas não têm importância para merecer uma crónica num qualquer jornal, revista ou site porque não será isso que nos fará baixar os braços e para provar isso vamos mais uma vez enfrentar 6 toiros na nossa terra dia 27 de Setembro, este ano vamos novamente ultrapassar a dezena de Corridas, esperando que os Dignissimos Empresários da nossa Festa (poucos) nos continuem a dar as oportunidades que achem adequadas, sendo nós o Grupo de Forcados pertencentes ao Concelho de Moura que mais actuações teve em 2007 (19), não consigo perceber porque não fomos contratados para nenhuma das 8 Corridas que foram dadas no Concelho...sinceramente faz me confusão e desilude-me!
Para terminar quero agradecer a todos quantos têm ajudado o Grupo a crescer, aos que nos têm acompanhado nas nossas actuações, jantares, treinos e que estão sempre disponiveis para ajudar, e a todos que já vestiram a nossa linda jaqueta das ramagens dando o corpo ao toiro, com espirito de sacrificio e camaradagem, a todos sem excepção o meu OBRIGADO!!!
Para o GRUPO DE FORCADOS AMADORES DA PÓVOA DE SÃO MIGUEL...
venha vinho!!!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Crónica de Santana da Serra

"Ruben Marques"
"Valter Rijo"
"Rui Rodrigues"

"Ali onde o Alentejo se junta ao Algarve em Santana da Serra o público disse presente com 2/3 de lotação preenchida na 6ª Corrida de Toiros integrada nas Festas Anuais à mesma hora de outra corrida televisionada. E onde a Junta de Freguesia de Santa da Serra homenageou o filho adoptivo Tito Semedo, pela passagem do seu 15º. Aniversario de Alternativa.
Curro no geral pequenote composto por três exemplares de Lopes Branco, os da primeira parte, mansos e pouco colaborantes sendo ordinário o saído em segundo da ordem. E três exemplares de Engº. Luis Rocha potáveis no geral, a investir e com muito som o saído em 5º.


Os Amadores da Póvoa de S. Miguel iniciaram a sua actuação por Ruben Marques correcto e decidido á 1ª num toiro muito fechado de córnea.

A pega foi consumada por Valter Rijo do Grupo da P.S. Miguel á segunda, em que emendou primeira em que se calou e não mandou.

A pega deste toiro foi consumada por outro jovem, Rui Rodrigues dos Amadores da Póvoa de S. Miguel á segunda e de forma pouco ortodoxa, pelo facto de forcado e toiro caírem no momento da reunião, depois de uma primeira em que não tinha recuado e reunido em condições de se fechar."


in Toureio.no.sapo por Nelson Lampreia

De salientar que Valter Rijo e Rui Rodrigues se estrearam a pegar de caras pelo Grupo

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Digressão a Santana da Serra e Baião

Meus amigos, toca a arrumar as malas pois este fim de semana temos 2 compromissos importantes o de esta noite em Santana da Serra frente a toiros da Ganadaria Lopes Branco e Eng Luis Rocha (3) e amanhã em Baião frente a toiros da Casa Prudêncio (3).
Boa viagem e até logo!!!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

As fotos da ùltima Corrida

"Ruben Marques à córnea"

"André e Sebastião numa excelente ajuda"

"Arménio e Carlos Arvelos em grande estilo"

Fotos gentilmente cedidas pelo amigo Fernando Henriques.

Fotos: "FernandoHenriques08"

A Ganadaria Lopes Branco



Fundada em 1918 pelo Sr. Artur Lopes Branco, através de vacas portuguesas cruzadas com sementais de origem Soler.
Em 1939 foi introduzido um semental do Dr. António Silva, lidando-se, então, em nome de João Lopes Branco, que adquire em 1947, vacas e sementais de Pompeu Caldeira, provenientes de Soler e Pinto Barreiros. Entretanto, em 1965, passa a anunciar-se João Lopes Teles Branco, sobrinho do anterior titular.
Com a revolução de Abril de 74 é esta ganadaria ocupada e quase destruída, vindo posteriormente a ser recuperada e reconstruída com reses de David Ribeiro Telles, procedentes de Pinto Barreiros, passando a lidar, depois de 1988, em nome de Herdeiros de Lopes Branco.
Finalmente, em 2003, é introduzido um semental de Vasconcellos d Andrade.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Corrida em Santana da Serra


22 de Agosto pelas 22h00

6 Toiros 6
Ganadaria Lopes Branco

Joaquim Bastinhas
Tito Semedo
Marcos Tenório "Bastinhas Jr"

Grupo de Forcados Amadores de Cascais
Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A Corrida dos Triunfadores


Pelo 2º ano consecutivo o GFA da Póvoa de São Miguel foi convidado para fazer parte do cartel da Corrida dos Triunfadores.
Assim sendo dia 08 de Agosto pelas 22h00, estaremos presentes para pegar os 6 Toiros da Sociedade Agricola de Rio Frio conjuntamente com GFA do Aposento da Chamusca, para a lide a cavalo estarão os cavaleiros João Salgueiro, Sónia Matias e Filipe Gonçalves.

Local de concentração : Praça de Toiros de Albufeira pelas 20h00
Numa noite em que a Praça de Albufeira teve a maior enchente da temporada, calharam-nos em sorte 2 toiros da Sociedade Agricola de Rio Frio e 1 toiro da Herdade das Sesmarias Velhas tendo este último vindo substituir um toiro que partiu uma pata ao entrar para os curros.
Os pesos oscilaram entre os 470 e os 530kg, bem apresentados mas reservados de comportamento, sendo o último de Rio Frio um manso perdido que nunca se entregou.
Para as pegas foram escolhidos Ruben Marques (1ª) que esteve enorme pegando à córnea e fechando-se de pernas a aguentar vários derrotes até as ajudas fecharem com enorme coesão, deu volta à arena com a Cavaleira Sónia Matias, para o 4ºtoiro da Corrida foi André Batista (1ª)que se encontra num extraordinário momento, esteve enorme no cite, mandou no toiro apenas pecando por adiantar um pouco os braços no momento da reunião, fechando-se com grande vontade num toiro que precisava de um forcado à altura, e o André esteve sem dúvida à altura do toiro, de destacar as ajudas que estiveram estupendas ao pôr a "carne no assador" pois era a única maneira de parar este toiro.
Para o toiro mais complicado da corrida devido ao seu comportamento durante toda a lide, foi escolhido Carlos Mestre que não se conseguiu fechar no toiro por ter adiantado o joelho no momento da reunião, do que resultou uma lesão que o impediu de fazer nova tentativa, para a dobra foi Arménio Reis que na sua primeira tentativa não conseguiu consumar, tendo emendado na segunda vez que lá foi, já com as ajudas carregadas, executando uma pega de garra pois sofreu duros derrotes do hastado mais manso da Corrida.
Parabéns a todo o Grupo, pois mostrou estar preparado para o que resta de temporada...

Falecimento do Sr. Martinho Neves

Faleceu ontem o Sr. Martinho Neves, avô do antigo forcado André Neves, o corpo está em câmara ardente na Igreja de São Miguel estando o funeral marcado para as 10h00 de hoje.
À familia enlutada o GFA da Póvoa de São Miguel envia os mais sinceros pêsames.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A próxima Corrida...Toiros de Rio Frio



Breve Resenha Histórica
Em finais do século XIV, fundou José Maria dos Santos uma ganadaria com origem numa vacada portuguesa (vacas do Vale do Sado com sementais de Emílio Infante) denominada Barroca D'Alva, a qual foi cruzada com sementais de origem Gamero Civico e Juan Belmonte. Posteriormente, passa a nome de António dos Santos Jorge (1915) e depois a Samuel Lupi Santos Jorge (1924) os quais continuam a introduzir sementais da mesma origem, adquiridos, em anos sucessivos, a Pinto Barreiros.
Em 1960, deixa esta ganadaria de anunciar-se em nome de Santos Jorge, passando a designar-se por Rio Frio e variando o ferro, enquanto são introduzidos sementais de Oliveiras Irmãos.

Encaste actual:
Pinto Barreiros e Oliveiras Irmãos
Consultar as Corridas de Agosto...