segunda-feira, 29 de setembro de 2008

São Miguel vs São Pedro

São Miguel

São Pedro

Comemora-se hoje o dia do nosso padroeiro São Miguel, após um fim de semana de chuva intensa que não possibilitou que os dois espectáculos tauromáquicos fossem realizados.
Ainda que este ano o nosso São Miguel não tenha falado com São Pedro, vamos agradecer ao nosso querido São Miguel por nos ter guardado durante toda a temporada de 2008.
Esperamos que para o ano os dois santos façam as pazes...

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

28 de Setembro - A Festa do Grupo

Já no dia 28 (Domingo), lidar-se-ão novilhos de Santa Maria para o cavaleiro praticante Gonçalo Fernandes e os amadores Maria Mira, Tiago Lucas e Verónica Cabaço. Nesta tarde as pegas estarão a cargo dos Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel(Antigos e actuais).

Estão convidados para se fardarem todos os elementos antigos e actuais do GFA da Póvoa de São Miguel.

Bom fim de semana e apareçam...

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Noite dura em Albufeira...



"Noite dura para os forcados em Albufeira


Crónica - Autor: Jorge Sampaio - 22/09/08 - 00h:00m


Excelente moldura para um espectáculo de Variedades Taurinas, na Monumental Algarvia, mais de um quarto de casa para ver três promessas do toureio a cavalo, Tiago Cantante, Tiago Lucas e Alda Maria, frente a três novilhos de Fernando Santos “Herdade das Sesmarias” de jogo regular.

Começamos a crónica deste festejo para lhe falar-mos da noite dura e difícil que tiveram os Forcados da Povoa de S. Miguel, comandados por Reinaldo Fialho, já temos escrito, que vir pegar novilhos a Albufeira não é pêra doce e que o digam os moços da Povoa, estes “Fernando Santos”, são autênticos comboios quando investem e levam tudo e todos e, se não forem pegados à primeira a coisa complica-se, nesta sexta-feira os pupilos de Reinaldo Fialho tinham pela frente três novilhos que sem derrotarem entravam pelo grupo com grande força e sentido. Foram solistas para o primeiro novilho Ruben Mestre que já a cesgo conseguiu pegar ao 4º intento, no segundo da noite após sete tentativas e de muitas baixas, com quatro forcados a serem encaminhados para o hospital, o novilho voltou “inteiro” para os curros, para o ultimo e num gesto de grande valentia apenas com nove forcados em praça e todos ou quase diminuídos, a pega (a cesgo) consumou-se ao primeiro intento por Ruben Marques.

Na lide a cavalo, abriu Tiago Cantante imprimindo alguma velocidade a mais nos compridos, mudando de montada para com mais temple deixar a ferragem da ordem, rematando a lide com um violino.

Tiago Lucas em sortes frontais deixou três compridos, ficando um, um pouco descaído, nas bandarilhas esteve regular com cites vistosos onde destacamos os dois últimos ferros em sorte frontal com ligeira batida.

Após um curto intervalo e, com muita movimentação junto da enfermaria, com forcados a serem assistidos pelos bombeiros e equipa médica, ali mesmo junto ao pátio de quadrilhas, entrou em praça Alda Maria que esteve regular nos compridos, deixando depois a ferragem curta com cites vistosos e reuniões cingidas, com destaque para a ultima bandarilha, ainda de realçar o gesto toureiro e “Bonito” de Alda Maria que depois de dar a volta a arena com o forcado Ruben Marques, chamou os restantes elementos do grupo para darem merecida volta numa noite marcada pelo azar. Olé Toureira.

Dirigiu o espectáculo o Sr. Joaquim Gonçalves."


in Toureio.com

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O que hoje é verdade amanhã é mentira...

Corrida da Póvoa de São Miguel -dia 27 de Setembro de 2008
Rui Salvador
Tito Semedo
Filipe Gonçalves

Real Grupo de Forcados Amadores de Moura,Grupo de Forcados Amadores de Cascais e Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel

6 Toiros de Santa Maria e São Marcos

E mais não digo....

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mais um amigo que abalou...

"Meu Pai e o Primo Domingos"

Estes últimos 3 dias foram de enorme tristeza para mim, perdi um familiar mas acima de tudo um amigo...
Faleceu no dia 7 de Setembro pelas 23h00, vítima de um AVC, o meu Primo Domingos, almocei com ele no sábado antes de ir para a Corrida da Luz, e ele fez questão de ir acompanhar o nosso Grupo nessa que foi a sua última tarde de toiros.Aficionado de primeira, sempre perguntava como tinham sido as nossas pegas ao longo da temporada...Não tive o prazer de lhe brindar nenhuma pega, mas desde cá de baixo presto lhe esta minha simples homenagem!

À familia enlutada o GFA da Póvoa de São Miguel envia os mais sinceros pêsames...

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Corrida em Aldeia da Luz

(clicar na imagem para +)

É já no próximo sábado que o GFA da Póvoa de São Miguel volta a actuar, desta vez numa terra que nos é muito querida, a ribeirinha Aldeia da Luz.
Venha acompanhar o Grupo e disfrute das belas paisagens alentejanas com a Barragem do Alqueva como pano de fundo...
Até Sábado...
Foi com casa cheia que fomos recebidos na bonita praça da Aldeia da Luz, os toiros de Santa Maria tinham pesos que oscilavam entre os 440kg e os 530 kg, díspares de comportamento, destacando-se pela positiva os lidados em 2º, 3º e 4º lugar...
Para as pegas o nosso Cabo "Gina" mandou para a cara dos toiros, os forcados naturais da Aldeia da Luz, Rui Rodrigues "Canilho" que executou uma excelente pega ao 1º intento, Sebastião Caeiro "Pé Leve" que pegou à 2ª tentativa com uma extraordinária 1ª ajuda do "Gina",tendo recebido mal o toiro na sua primeira tentativa tendo por isso saido ao primeiro derrote, Fábio Madeira"Idéias" executou também ao 2º intento,pois na primeira tentativa não aguentou a investida do toiro, saindo da cara quando as ajudas se prestavam a entrar, para o 4º toiro e para fechar em beleza o "pequeno grande forcado" Arménio Reis "Mantorras" que executou à 1ª tentativa,numa pega á córnea muito correcta desde o cite até à rabejação por parte do Zé André "Perro".
As ajudas como já vem sendo hábito foram coesas e prontas a ajudar,destacando-se o Zé Luis " Zorrinho" que deu todas as 2ªs ajudas...
O jantar foi no Taska Bar da amiga Célia, onde entre alguns "Tatara..ta", e numa enorme cavaqueira decorreu este belo manjar que culminou com os baptizos do Valter Rijo e do Rui Rodrigues sendo os padrinhos o Anibal Aresta e o Sebastião Caeiro...o padre como sempre fui eu!
Obrigado a todos por mais este dia/noite tão bem passado...
Crónica e imagens da Corrida por Patricia Sardinha http://tauromaquianaturales.blogspot.com