quarta-feira, 21 de maio de 2008

Reunião da ANGF de dia 20MAI08


Realizou-se ontem nas instalações do Barrete Verde de Alcochete mais uma Assembleia Geral da Associação Nacional de Grupos de Forcados. Dos vários assuntos em discussão, estamos em condições de adiantar que o destaque vai para as entradas de novos associados.
No final como resultado, a admissão do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e a readmissão do Grupo de Forcados Amadores de Arronches.
Os Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo e do Redondo viram o seu pedido de admissão ser negado pelo que continuarão a não fazer parte da associação.
Este ano na condição de Pré-associados foram admitidos, o Grupos de Forcados Amadores do Ramo Grande (Açores) e o Grupo de Forcados Amadores de Beja.
Transitam da temporada passada na condição de Pré-associados, o Grupo de Forcados Amadores do Pinhal Novo, Grupo de Forcados Amadores de Cuba, Grupo de Forcados Amadores de Setúbal e o Grupo de Forcados Amadores de Bencatel.

domingo, 11 de maio de 2008

Alma Lusitana

Foto: Rui Gato

Com a devida vénia se transcreve uma parte do excelente artigo de Joaquim Palminha Silva, intitulado FRAGMENTOS DO TEMPO e inserido no jornal DIARIO DO SUL de 6 de Maio de 2008:

" (...) Já agora, portugueses em Portugal, verdadeiramente portugueses, essa gente inédita, pitoresca, descendente da vida aventurosa de outrora; essa espécie de obras-primas que marcaram o mundo com uma autenticidade acima da literatura, em completo desacerto com a condição humana, versando apenas a areia movediça do sonho e da loucura; sim, já agora, onde está essa gente opulenta de vida?
--Está nos grupos de Forcados, nas almas de marca dos pegadores de touros!
Eis, pois, um sublimado da fibra nacional, que a mais fina e rara alquimia, nos deixa essa gente!...
São os últimos lusitanos, de fulgor meteórico!
Encontrar ainda hoje estes portugueses é paradoxal como encontrar os caracteres egípcios numa folha de jornal. Mas eles existem e, por isso, são talvez o nosso último depósito de Lusíadas!
Depois deles só nos resta arenque fumado e transgénicos de milho..."

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Novilhada em Albufeira Dia 02 de Maio


Sexta-feira, 2 de Maio, 18h00

Cavaleiros Tiago Lucas e Filipe Ferreira (amadores);

Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel

Três Novilhos da Herdade das Sesmarias Velhas
As Pegas foram executadas por Cadeiras Júnior (1ª), Zé André (2ª) e André Batista (1ª)